Nesta 7ª edição do Prêmio MapBiomas, realizada em 2025, o reconhecimento na categoria especial Emergência Climática foi concedido ao trabalho “A nature-based solutions framework for managing environmental disaster risks”, desenvolvido por pesquisadoras e egressas do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRJ: Viviane Dib, Julia Niemeyer e Stella Manes.
Ferramenta analítica para orientar a mitigação de catástrofes naturais por meio de Soluções baseadas na Natureza
Descrição: As Soluções baseadas na Natureza (SbN) aumentam a resiliência dos ecossistemas, por meio dos benefícios fornecidos pela biodiversidade e serviços ecossistêmcios (BES), promovendo o bem-estar humano. O potencial da natureza para reduzir o risco de catástrofes naturais, como enchentes, deslizamentos de terras e inundações costeiras, é particularmente valioso no futuro, tornando essencial a identificação de áreas prioritárias para a implementação de SbN. Para atender a essa necessidade, o IIS propôs o desenvolvimento de uma ferramenta analítica, apresentada como uma metodologia facilmente replicável e ajustável a qualquer região de interesse, para antecipar, avaliar e reformular políticas e atividades socioeconômicas, direcionando a elaboração de políticas locais, regionais e nacionais. Como estudo de caso, a metodologia está sendo aplicada ao estado do Rio de Janeiro, visto que a baixa cobertura florestal, urbanização nas zonas costeiras e a ocupação de encostas aumentam os riscos de catástrofes naturais induzidos pelas mudanças climáticas, como a erosão do solo, as enchentes e inundações costeiras. Com base em narrativas políticas positivas e negativas relevantes, o projeto busca: 1) Elaborar cenários de uso da terra e mudanças climáticas em diferentes escalas temporais para avaliar seus impactos nos BES, usando o estado do Rio de Janeiro como estudo de caso; 2) Identificar hotspots de impactos positivos/negativos nos BES, sinergias e trade-offs para mapear áreas prioritárias para a implementação de estratégias de SbN; 3) Construir uma ferramenta analítica facilmente replicável e ajustável a qualquer região para direcionar a elaboração de políticas públicas locais, regionais e nacionais, de modo a reduzir o risco de catástrofes naturais.
O framework posiciona o Rio de Janeiro como modelo de sustentabilidade urbana, reforçando o papel da natureza como solução estratégica para os desafios globais. O projeto contou com a colaboração de Fernando Resende, Luiz Gustavo Silva de Oliveira, Fernanda Gomes, Agnieszka Latawiec, Rafael Loyola, Juliana Monteiro de Almeida Rocha, Carolina Salcedo, Julia Venegas Claassen e Maiara Mendes.