Notícias

Trabalho liderado por egressas do PPGE vence categoria especial Emergência Climática com proposta aplicada ao estado do Rio de Janeiro

Prêmio MapBiomas 2025 reconhece pesquisa sobre soluções baseadas na natureza no enfrentamento de desastres ambientais

Publicada em 14.07.2025

Nesta 7ª edição do Prêmio MapBiomas, realizada em 2025, o reconhecimento na categoria especial Emergência Climática foi concedido ao trabalho “A nature-based solutions framework for managing environmental disaster risks”, desenvolvido por pesquisadoras e egressas do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRJ: Viviane Dib, Julia Niemeyer e Stella Manes. 

Ferramenta analítica para orientar a mitigação de catástrofes naturais por meio de Soluções baseadas na Natureza

Descrição: As Soluções baseadas na Natureza (SbN) aumentam a resiliência dos ecossistemas, por meio dos benefícios fornecidos pela biodiversidade e serviços ecossistêmcios (BES), promovendo o bem-estar humano. O potencial da natureza para reduzir o risco de catástrofes naturais, como enchentes, deslizamentos de terras e inundações costeiras, é particularmente valioso no futuro, tornando essencial a identificação de áreas prioritárias para a implementação de SbN. Para atender a essa necessidade, o IIS propôs o desenvolvimento de uma ferramenta analítica, apresentada como uma metodologia facilmente replicável e ajustável a qualquer região de interesse, para antecipar, avaliar e reformular políticas e atividades socioeconômicas, direcionando a elaboração de políticas locais, regionais e nacionais. Como estudo de caso, a metodologia está sendo aplicada ao estado do Rio de Janeiro, visto que a baixa cobertura florestal, urbanização nas zonas costeiras e a ocupação de encostas aumentam os riscos de catástrofes naturais induzidos pelas mudanças climáticas, como a erosão do solo, as enchentes e inundações costeiras. Com base em narrativas políticas positivas e negativas relevantes, o projeto busca: 1) Elaborar cenários de uso da terra e mudanças climáticas em diferentes escalas temporais para avaliar seus impactos nos BES, usando o estado do Rio de Janeiro como estudo de caso; 2) Identificar hotspots de impactos positivos/negativos nos BES, sinergias e trade-offs para mapear áreas prioritárias para a implementação de estratégias de SbN; 3) Construir uma ferramenta analítica facilmente replicável e ajustável a qualquer região para direcionar a elaboração de políticas públicas locais, regionais e nacionais, de modo a reduzir o risco de catástrofes naturais.

O framework posiciona o Rio de Janeiro como modelo de sustentabilidade urbana, reforçando o papel da natureza como solução estratégica para os desafios globais. O projeto contou com a colaboração de Fernando Resende, Luiz Gustavo Silva de Oliveira, Fernanda Gomes, Agnieszka Latawiec, Rafael Loyola, Juliana Monteiro de Almeida Rocha, Carolina Salcedo, Julia Venegas Claassen e Maiara Mendes.