Webinar do PPGE - Dra. Luara Tourinho

Quarta, 15/12 às 14h

Diversas são as pressões antrópicas que ameaçam a biodiversidade e integridade dos ecossistemas. Uma forma de reduzir essas pressões é identificar áreas para conservação e restauração dos ecossistemas perturbados e definir estratégias de ação e gestão nestas áreas. Os objetivos deste estudo foram (i) mapear áreas estratégicas para conservação de espécies criticamente ameaçadas de extinção e que não são contempladas por nenhum instrumento de proteção e (ii) identificar áreas estratégicas para a restauração ambiental no território do Plano de Ação Territorial (PAT) da Chapada Diamantina-Serra da Jiboia. Para isso, diversos critérios de relevância ecológica e pressões antrópicas locais foram elencados e ponderados, a partir de uma abordagem participativa. Este mapeamento é um dos primeiros passos para iniciar a implementação das diversas ações propostas pelo PAT, como fiscalização, educação ambiental e manejo do fogo.

Luara é doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, com doutorado sanduíche na Universidade da Califórnia, Santa Cruz - UCSC. Mestre em Ecologia e Evolução pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Pesquisadora da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (RedeCLIMA/MCTI) e do Instituto Nacional de Ecologia, Evolução e Conservação da Biodiversidade (EECBio/CNPq). Consultora do Plano de Ação Territorial – PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia e do Projeto Status Verde da IUCN pelo Centro Nacional de Conservação da Flora - CNCFlora. Principais atividades e colaborações nas áreas de biologia da conservação, mudanças climáticas e do uso do solo, perda e fragmentação de habitat e modelagem de nicho ecológico.

A apresentação acontecerá às 14h00 na plataforma Zoom (link da sala divulgado na lista de emails do PPGE-UFRJ) e no Youtube.

Link da transmissão no canal do PPGE no YouTube: https://youtu.be/6_RMxkbPirM