Seminário

Seminário do PPGE - Prof. Renato Campello Cordeiro

Quarta, 20/07 às 12h

O professor Renato Cordeiro possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1989), Mestrado em Geociências pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (1995) e Doutorado em Geociências (Geoquímica) pela UFF (2000). Atualmente é professor Titular da UFF. Tem atuado principalmente na reconstrução paleoambiental de sistema continentais neotropicais, estudos de identificação de valores de bases de contaminantes e atualmente atua em Projetos de Agricultura de Baixo Carbono em parceria com a EMBRAPA. Coordenou e executou ações de pesquisa dentro do compartimento continental (sistemas lacustres) do Projeto CLIMPAST - CNPq-IRD/França. Nesta temática participou de trabalhos de coleta em uma vasta área geográfica da América do Sul e África tendo realizado missões de campo em cerca de 30 sistemas lacustres, 6 Baias e as principais plataformas de exploração de Petróleo da costa brasileira. Ministra a disciplina de Ecologia e Dinâmica Ambiental, para o curso de graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental; Ecologia das Mudanças Globais, para os Cursos de Graduação em Ciências Biológicas, Geografia e Ciências Ambientais e para Pós Graduação em Geociências (Geoquímica) da UFF ministra as disciplinas, Biogeoquímica das Mudanças Globais e Paleoclimatologia. Orientou 16 Dissertações de Mestrado e 11 Teses de Doutorado, tendo publicado em torno de 95 artigos científicos.