Defesa de Tese

Defesa de Doutorado - Carlos Vinícius Gomes

ECOLOGIA EM UMA MONTANHA DO SUDESTE BRASILEIRO: BIODIVERSIDADE E ESTRUTURAÇÃO ESPAÇO TEMPORAL DE UMA COMUNIDADE DE ESPÉCIES DE BRACONIDAE (HYMENOPTERA)

Quinta, 09 de novembro às 14:00

Esse trabalho teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre a abundância e riqueza de espécies da família Braconidae, segundo  grupo mais diverso de vespas parasitoides, ao longo de um gradiente elevacional,  identificando os fatores que determinam a distribuição das comunidades em uma  região de montanha tropical, localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, RJ,  Brasil. As coletas foram realizadas mensalmente de dezembro de 2014 a  novembro de 2015, em 15 pontos divididos entre 130 m e 2.170 m, utilizando-se 2  armadilhas do tipo Malaise por elevação, totalizando 30 armadilhas por mês e 360 nos  12 meses de estudo. A tese está dividida em três capítulos. O primeiro é uma revisão  bibliográfica que aborda os impactos das mudanças climáticas nas populações de insetos, contextualizando as mudanças climáticas naturais e o papel do IPCC no  cenário mundial. O segundo trata da abundância e distribuição espacial e temporal de todas  as subfamílias de Braconidae, com especial atenção às oito mais abundantes no  período de estudo. Foram coletados 32.028 indivíduos pertencentes a 25 subfamílias de  Braconidae. As subfamílias apresentaram maior abundância em diferentes  elevações dentro do gradiente, que pode ser em decorrência dos seus diferentes hábitos  parasíticos e adaptações fisiológicas aos fatores abióticos que variam ao longo do gradiente. A  maior abundância, das oito subfamílias tratadas no capítulo, foi encontrada nos  meses de verão (dezembro, janeiro e fevereiro) caracterizado por maiores médias de  temperatura, incidência solar, bem como umidade e precipitação. O capítulo três trata da  composição e riqueza de espécies e os fatores (bióticos e abióticos) que influenciam a alfa e beta diversidades espacial e temporalmente. Nesse capítulo foram morfoespeciadas  sete subfamílias: Alysiinae (143), Agathidinae (13), Cenocoeliinae (24), Cheloninae (72), Euphorinae (84), Mesostoinae (34) e Microgastrinae (460), totalizando 9.552 indivíduos de 830 espécies. Além de tratar a família Braconidae como um todo (incluindo as sete subfamílias), Alysiinae, Cheloninae, Euphorinae, Mesostoinae e Microgastrinae, foram investigadas separadamente. Exceto por Microgastrinae, todas as subfamílias apresentaram maior riqueza na metade superior da montanha, incluído a família Braconidae. Em relação a beta diversidade foi possível identificar maior similaridade das comunidades em elevações próximas e dentro do mesmo cinturão vegetacional. Características das fitofisionomias, conjugada com os fatores abióticos, parecem determinantes na variação elevacional das comunidades nesta montanha. Temporalmente houve uma maior diversidade nos meses mais quentes e úmidos, um padrão muito comum para insetos em regiões tropicais.