News

PPGE na TV Brasil e no site OEco: Panorama e proposta de conservação das palmeiras do Estado do Rio de Janeiro

Publicada em 01.09.2022

O biólogo Thales de Lima (egresso do curso de bacharelado em Ecologia da UFRJ e mestrando do Programa de Pós Graduação Biologia Vegetal – UNICAMP) e o aluno de doutorado do PPGE, Eduardo Mendes, sob orientação da professora Rita Portela (PPGE-UFRJ) e Gabriela Oda (UFRRJ), acabam de publicar um artigo científico no periódico Frontiers in Forests and Global Change no volume especial Human-mediated effects on biodiversity conservation at Atlantic Forest: threats and solutions.

O trabalho buscou entender sobre a distribuição da riqueza de palmeiras no estado do Rio de Janeiro – Brasil, com o objetivo de subsidiar decisões de conservação para o grupo. Os resultados mostraram um padrão crescente na riqueza de espécies do interior para o litoral, correspondendo à uma subdivisão geográfica da Mata Atlântica. Além disso, utilizando informações atuais sobre o uso da terra no Estado, a pesquisa identificou drástica redução na distribuição potencial de algumas espécies devido ao desmatamento, bem como localidades chaves para conservação. O Parque Estadual da Pedra Branca, na cidade do Rio de Janeiro, e o Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói, apresentaram condições favoráveis para um alto número de espécies (15 e 10, respectivamente, das 22 espécies com ocorrência no Estado). Outro local de destaque foi a região entre os Parques Estaduais dos Três Picos e do Desengano, onde remanescentes florestais não protegidos apresentaram adequabilidade para até 12 espécies do grupo.

Leia o artigo completo clicando aqui. As notícias sobre o estudo podem ser encontradas no site OEco, na TV Brasil e no site da Conexão UFRJ.