News

Doutorando do PPGE representa o país em prêmio de conservação e tem reconhecimento internacional

Publicada em 21.09.2022

Projeto de doutorado do discente Bruno Umbelino (Laboratório de Vertebrados - LabVert) foi selecionado pelo Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) para representar o Brasil na competição internacional promovida por Global Biodiversity Information Facility (GBIF). A competição anual de Jovens Pesquisadores (Young Researchers Award sigla em inglês) acontece desde 2010, destacando pós-graduandos que trabalham com dados de biodiversidade mediados pelo GBIF. O objetivo é incentivar a pesquisa e a inovação científica na área de Tecnologia da Informação para a Biodiversidade.

Cada país membro do GBIF envia uma proposta de mestrado e uma de doutorado com base em originalidade e inovação, uso estratégico de dados e impacto mensurável de técnicas de informática para a biodiversidade e conservação da diversidade biológica. O doutorado de Umbelino atendeu a todos esses quesitos que também foram reconhecidos pela secretaria executiva do GBIF com sede na Copenhagen, Dinamarca.

Mesmo não ganhando o prêmio de Jovem Pesquisador GBIF 2022, o trabalho de Umbelino representou a excelência da ciência brasileira idealizada e executada por brasileiros em âmbito internacional.

O projeto de tese que Umbelino desenvolve busca investigar no tempo e no espaço como as commodities agrícolas afetam o conhecimento e as lacunas Linneana e Wallaceana da biodiversidade de insetos, anfíbios, répteis, aves e mamíferos no bioma do Cerrado.

O PPGE apoia nossos alunos em iniciativas como essas, de alcançarem visibilidade nacional e internacional. Ter um projeto de doutorado que está sendo executado no nosso programa reconhecido com excelência em originalidade, inovação e potencial de contribuição é de grande satisfação. Parabenizamos Umbelino e seus orientadores Marcus Vinicius Vieira e Mauricio de Almeida Gomes pelo trabalho que vem desenvolvendo.

SOBRE O PRÊMIO

Geralmente no início de cada ano, o SiBBr abre as inscrições para selecionar projetos em potencial para ganhar o prêmio. Os interessados devem enviar as propostas, redigidas em língua inglesa. Os vencedores são anunciados no segundo semestre. Em 2016, Umbelino foi o primeiro brasileiro a ganhar a premiação na categoria mestrado. Naquele ano, ele desenvolvia o projeto no programa de Diversidade Biológica e Conservação no Trópicos da Universidade Federal de Alagoas. No ano seguinte, a brasileira Itanna Fernandes pós-graduanda em Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) levou o prêmio na categoria doutorado.

Mais informações sobre a premiação acesso ao site do SiBBr e GBIF.