Curso preparatório inédito para ingresso de minorias sociais no PPGE

Publicada em 27.09.2022

É com muito orgulho e carinho que viemos informar a abertura das inscrições para o primeiro "cursinho preparatório" no intuito de facilitar a entrada das minorias sociais no PPGE! Esse projeto tem como objetivo acolher e facilitar a entrada de discentes que historicamente encontram dificuldades no acesso e permanência na pós-graduação.

Como vai funcionar:

Abaixo há um link com o formulário de inscrição, onde você terá que anexar um vídeo de 3 minutos em que os candidatos devem fazer um breve relato de sua trajetória de vida e de sua trajetória científica. Os grupos contemplados pelo nosso curso são: pretos, pardos, indígenas, transexuais, mães, pessoas com deficiência, pessoas pertencentes a comunidades tradicionais e pessoas de baixa renda. Serão consideradas como baixa renda pessoas cuja renda mensal domiciliar se encaixe nas classes D e E, de acordo com o IBGE (consultar em: https://cps.fgv.br/qual-faixa-de-renda-familiar-das-classes). A classificação dos candidatos e candidatas nos referidos grupos será feita com base em sua autodeclaração.

O "cursinho" consiste em grupos de estudo com foco na resolução de questões de provas antigas. Os grupos de estudo serão acompanhados por mestrandos, doutorandos e pós-docs do PPGE (reforçamos que não são respostas de professores, mas sim de alunos que atualmente cursam ou já se formaram na nossa pós-graduação). As reuniões ocorrerão em formato remoto e assim poderemos discutir cada questão coletivamente, pontuando conceitos ecológicos onde existirem mais dúvidas. Também vamos oferecer acesso a um drive com resoluções das questões de alunos que passaram na prova do PPGE, que servirá como material auxiliar de consulta.

Clique aqui para acessar o formulário para inscrição!

Veja também o edital aberto da seleção atual clicando aqui.

Para maiores informações podem entrar em contato pelo e-mail: ppgepreparatorio@gmail.com