Bloco Metodológico

Introdução às Análises Espaciais para Ecologia e Conservação

2019-2
Créditos: 4
Carga Horária: 60h

Ementa

A disciplina visa apresentar o aluno a diversas ferramentas que poderão ser utilizadas posteriormente no desenvolvimento de suas pesquisas. São abordados os seguintes temas: sistemas de informação geográfica, elementos de cartografia (datum, sistemas de coordenadas, projeções), representação vetorial e matricial, processamento e análise de dados espaciais, sensoriamento remoto, análises de conectividade, análises de caminho de menor custo, modelagem de distribuição de espécies, entre outros.

Ferramentas / Métodos

A disciplina está organizada em aulas teóricas expositivas, seguidas de atividades práticas utilizando softwares padrão para análises espaciais (ArcGIS, QGIS entre outros).

Avaliação

A avaliação do desempenho dos alunos na disciplina será realizada através dos relatórios produzidos a partir de cada aula prática e do trabalho de conclusão, que consistirá de um projeto de aplicação com dados espaciais, desenvolvido preferencialmente dentro dos temas de dissertação/tese do aluno. Na nota final a média da nota dos relatórios e a nota do trabalho final têm o mesmo peso.

Download

Plano de Ensino IBE870 Introdução às Análises Espaciais para Ecologia e Conservação .
Tamanho: 66,33K