Webinar do PPGE - Dra. Viviane Dib

Quarta, 29/06 às 14h

Neste estudo foram identificadas áreas prioritárias para a restauração da Mata Atlântica, considerando o aumento da recarga de águas subterrâneas, a melhoria da qualidade da água e a redução dos custos da restauração. Os resultados mostram que, através do planejamento espacial, é possível melhorar a recarga e a qualidade da água, poupando até R$ 53 bilhões. Este trabalho preenche uma importante lacuna metodológica e pode orientar políticas públicas relacionadas ao manejo hídrico e florestal na Mata Atlântica.

Viviane é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutora em Ecologia pelo PPGE/UFRJ. Desenvolveu parte de sua tese na King’s College London, no Reino Unido, por meio do Programa de Internacionalização da Capes. Atualmente, atua como pesquisadora no Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), desenvolvendo projetos de valoração de serviços ecossistêmicos e priorização espacial da restauração.