A estrutura curricular é em grande parte responsável pela formação que a discente e o discente recebem ao longo de seu mestrado e doutorado. Ela também dá ao programa de pós-graduação uma identidade, onde é possível perceber as características principais do PPGE-UFRJ. Como consta no Regimento do PPGE-UFRJ , é necessário um total de 360h de disciplinas para o Mestrado e 450h para o Doutorado. Desta carga horária total, uma parte deve ser cumprida nos Blocos Conceitual e Metodológico, como descrito a seguir.
Bloco Conceitual |
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Disciplinas sobre campos teóricos da Ecologia, não delimitadas por ambiente ou grupo taxonômico. Alunos de Mestrado têm que cursar pelo menos 90h; Alunos de Doutorado têm que cursar pelo menos 120h. As disciplinas feitas durante o mestrado neste bloco contam para o doutorado. |
Bloco Metodológico |
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Disciplinas sobre métodos e ferramentas quantitativas. Alunos de Mestrado têm que cursar pelo menos 90h. Alunos de Doutorado têm que cursar pelo menos 120h. |
Bloco Complementar |
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Disciplinas relacionadas ao grupo ou ambiente de pesquisa dos alunos Temas Específicos |
Disciplinas cursadas em outros programas pós-graduação podem ser consideradas como atendendo aos blocos Conceitual ou Metodológico, mas serão avaliadas caso a caso pela Comissão Deliberativa através de solicitação por escrito assinada pelo aluno e orientador, anexando ementa, programa, carga horária e bibliografia. Segundo o regimento do PPGE, no máximo 1/3 da carga horária pode ser cursada em disciplinas de outros programas de pós-graduação.
Carga mínima dos blocos
Modalidade |
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Mestrado |
Doutorado |
Conceitual | Conceitual | |
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Mestrado | 90h | |
Doutorado | 120h |
Metodológico | Metodológico | |
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Mestrado | 90h | |
Doutorado | 120h |
Complementar | Complementar | |
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Mestrado | livre | |
Doutorado | livre |
Total | Total | |
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Mestrado | 360h | |
Doutorado | 450h |
Esta estrutura foi aprovada em reunião da Comissão Deliberativa de 24/03/2013, para alunos ingressando a partir de 2013. A mudança em relação à estrutura curricular anterior visa a dar ênfase igual tanto na formação em modelagem e ferramentas de análise quanto na formação conceitual nos campos teóricos da Ecologia. O domínio de uma variedade de metodologias pelos futuros profissionais tornou-se tão importante quanto a base conceitual.