Área Discente

Estrutura curricular

A estrutura curricular é em grande parte responsável pela formação que a discente e o discente recebem ao longo de seu mestrado e doutorado. Ela também dá ao programa de pós-graduação uma identidade, onde é possível perceber as características principais do PPGE-UFRJ. Como consta no Regimento do PPGE-UFRJ , é necessário um total de 360h de disciplinas para o Mestrado e 450h para o Doutorado. Desta carga horária total, uma parte deve ser cumprida nos Blocos Conceitual e Metodológico, como descrito a seguir.

Bloco Conceitual

Disciplinas sobre campos teóricos da Ecologia, não delimitadas por ambiente ou grupo taxonômico.

Alunos de Mestrado têm que cursar pelo menos 90h;

Alunos de Doutorado têm que cursar pelo menos 120h.

As disciplinas feitas durante o mestrado neste bloco contam para o doutorado.

Bloco Metodológico

Disciplinas sobre métodos e ferramentas quantitativas.

Alunos de Mestrado têm que cursar pelo menos 90h.

Alunos de Doutorado têm que cursar pelo menos 120h.

Bloco Complementar

Disciplinas relacionadas ao grupo ou ambiente de pesquisa dos alunos

Temas Específicos

Disciplinas cursadas em outros programas pós-graduação podem ser consideradas como atendendo aos blocos Conceitual ou Metodológico, mas serão avaliadas caso a caso pela Comissão Deliberativa através de solicitação por escrito assinada pelo aluno e orientador, anexando ementa, programa, carga horária e bibliografia. Segundo o regimento do PPGE, no máximo 1/3 da carga horária pode ser cursada em disciplinas de outros programas de pós-graduação.

Carga mínima dos blocos

Modalidade
Mestrado
Doutorado
Conceitual Conceitual
Mestrado 90h
Doutorado 120h
Metodológico Metodológico
Mestrado 90h
Doutorado 120h
Complementar Complementar
Mestrado livre
Doutorado livre
Total Total
Mestrado 360h
Doutorado 450h

Esta estrutura foi aprovada em reunião da Comissão Deliberativa de 24/03/2013, para alunos ingressando a partir de 2013. A mudança em relação à estrutura curricular anterior visa a dar ênfase igual tanto na formação em modelagem e ferramentas de análise quanto na formação conceitual nos campos teóricos da Ecologia. O domínio de uma variedade de metodologias pelos futuros profissionais tornou-se tão importante quanto a base conceitual.

Bloco Conceitual

Bloco Metodológico

Bloco Complementar