Bloco Complementar

Ecologia de Paisagens Aplicada à Conservação

Carga Horária: 60h

Ementa

A disciplina visa apresentar o aluno aos fundamentos básicos da Ecologia de Paisagens com enfoque em conservação e restauração de biodiversidade, incorporando conceitos, métodos, ferramentas e aplicações que poderão ser utilizadas posteriormente no desenvolvimento de suas pesquisas. São abordados os seguintes temas: 1. Definição de paisagem, histórico e escopo da Ecologia de Paisagens. 2. Efeitos diretos e indiretos da perda/fragmentação de habitat. 3. Relação espécie-área, Teoria da Biogeografia de Ilhas. 4. Dinâmica de metapopulações. 5. Mudanças na composição de espécies em fragmentos. 6. Conectividade estrutural e funcional, corredores ecológicos, stepping-stones. 7. Limiares ecológicos. 8. Importância da matriz. 9. Efeitos de borda e suas implicações. 10. Métricas da paisagem. 11. Aplicações para a conservação e restauração.

Ferramentas / Métodos

A disciplina está organizada em aulas teóricas expositivas, seguidas de discussão de artigos recentes referentes ao conteúdo da aula e de atividades práticas.

Avaliação

A avaliação do desempenho dos alunos na disciplina será realizada através da participação nas discussões, dos relatórios produzidos a partir de cada atividade prática e do trabalho de conclusão, que consistirá de um projeto de aplicação em Ecologia de Paisagens, desenvolvido preferencialmente dentro dos temas de dissertação/tese do aluno. A nota final será a média das notas de participação nas discussões (25%), dos relatórios das atividades práticas (25%) e do trabalho final (50%).

Arquivos para download

Plano de Ensino IBE810 Ecologia de Paisagens Aplicada à Conservação .
Tamanho: 175,21K