Defesa de Dissertação

Defesa de Mestrado - Gabriela Cabiró

PAPEL DA PERSONALIDADE SOBRE A SELEÇÃO SEXUAL DO CAVALO- MARINHO HIPPOCAMPUS REIDI GINSBURG, 1933

Terça, 31 de outubro às 09:00

A personalidade animal tem se mostrado uma excelente ferramenta para estudos relativos à etologia e ecologia comportamental. Os traços de personalidade são observados em diversos grupos taxonômicos, incluindo peixes. Cavalos-marinhos são peixes bentônicos que apresentam personalidade bem definida no padrão tímido e ousado em ambos os sexos. Seria esperado que fêmeas de cavalos-marinhos tendessem a selecionar machos ousados como parceiros reprodutivos e que machos ousados pudessem inibir o repertório comportamental de corte de machos tímidos durante a seleção sexual em cavalos-marinhos. O objetivo da presente dissertação foi investigar experimentalmente a escolha de um parceiro reprodutivo, com base na sua personalidade, por parte da fêmea do cavalo-marinho-de-focinho-longo, Hippocampusreidi Ginsburg, 1933; assim como comparar a intensidade dos comportamentos de corte dos machos de diferentes personalidades durante o processo de seleção sexual. Foram realizados três experimentos para identificar a personalidade dos cavalos-marinhos. Após a identificação da personalidade (tímida ou ousada), foram executados experimentos de seleção sexual em laboratório (n = 7) utilizando uma fêmea focal para dois machos estímulos para cada tratamento. Foram observados e registrados o tempo de comportamentos de corte e a escolha da fêmea pelos machos. O comportamento de  corte dos machos também foi registrado. Após os três dias de experimentos, o macho selecionado pela fêmea foi retirado do aquário, e deixando apenas a fêmea e o macho não selecionados para avaliar o repertório de corte do macho sem a presença do outro. Foram realizados experimentos controle (n = 13) utilizando apenas uma fêmea focal, sendo observados e registrados o tempo de comportamento delas. Os resultados mostraram que não houve uma diferença significativa entre o tempo de comportamento de corte pelos machos de diferentes personalidades, bem como dos displays de corte ao longo dos três dias de experimento, não indicando haver preferência de personalidade quantos aos parceiros. Os resultados indicam que somente a personalidade parece não ser um forte atributo na escolha de machos por fêmeas de H. reidi, mas que a presença de outro macho reduz o repertório comportamental do perdedor no comportamento de corte.

Banca Examinadora:
Dra. Maria Alice dos Santos Alves (Membro interno) – TITULAR