Relato de experiência | Amanda Narcizo
"Ser contemplada com a bolsa PrInt|Capes no PPGE|UFRJ me permitiu realizar um dos meus maiores sonhos: desenvolver parte da minha pesquisa de doutorado no exterior. Durante 6 meses, vivi a experiência de ser uma PhD student na King's College London (KCL), considerada a sexta melhor universidade em todo Reino Unido¹, em um campus localizado no coração da cidade de Londres, Inglaterra. Lá tive a oportunidade de fazer parte do grupo Ecological Change² liderado pela Dra. Jane Catford – minha supervisora no exterior -, um grupo de destaque dentre temáticas da ecologia como: invasões biológicas, ecologia de comunidades e mudanças globais. E ainda mais relevante que sua excelência acadêmica, um grupo composto por pessoas extremamente acolhedoras e dispostas a contribuir tanto nas discussões científicas, quanto nas dicas para aproveitar essa vivência no exterior da melhor maneira possível.
Durante esses seis meses também tive a chance de apresentar parte do meu trabalho de doutorado em meu primeiro congresso internacional presencial em ecologia, a British Ecological Society Annual Meeting, que aconteceu em Belfast, Irlanda do Norte. Além disso, também fui selecionada para participar da Student Conference for Conservation Science (SCCS) na histórica e linda Universidade de Cambridge, onde pude conhecer jovens ecólogos de todo mundo e aprender sobre seus trabalhos e jornadas.
Olhando para essa experiência incrível penso que os principais aprendizados de ter vivido esse tempo na Inglaterra e de ter conhecido diferentes trabalhos em ecologia feitos pelo mundo a fora, são que: (1) A oportunidade de colaborar e trabalhar em um capítulo da tese junto do grupo da Dra. Catford certamente foi um diferencial na minha trajetória acadêmica; (2) Apesar de todos os desafios que enfrentamos para fazer ciência no Brasil, aqui é feito ciência de excelência! E eu gostaria que pudéssemos ter oportunidades e recursos como nossos colegas do hemisfério Norte; (3) Do ponto de vista pessoal, apesar do medo do desconhecido no começo, percebi que conhecer novos lugares e pessoas de diferentes países permitiu que eu ampliasse meus horizontes e crescesse como pessoa também. (4) Como uma moradora de Duque de Caxias, ir para Europa pela primeira vez devido a uma oportunidade gerada pelo ensino superior público, me faz refletir no poder que a educação tem de mudar realidades."
¹ The Times Higher Education World University Rankings 2025
² https://ecologicalchange.org/people-2/
Amanda Narcizo