PPGE no II Prêmio INEA de Meio Ambiente

Publicada em 06.12.2021

As pesquisadoras responsáveis pelo estudo premiado são Stella Manes, doutoranda do programa de Ecologia da UFRJ, e Aliny P. F. Pires, professora do departamento de Ecologia da UERJ. O trabalho, intitulado “Prevenção de enchentes no Rio de Janeiro: As Soluções Baseadas na Natureza como adaptação à eventos climáticos extremos”, acaba de ser premiado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), no concurso “II Prêmio INEA Soluções baseadas na Natureza para o Desenvolvimento Sustentável”, a ser publicado pela Revista Ineana do instituto em 2022. O objetivo do concurso era premiar trabalhos acadêmicos que propusessem soluções e que pudessem ser colocados em prática para melhoria do Estado. As pesquisadoras vêm desenvolvendo diversos trabalhos sobre o potencial das Soluções baseadas na Natureza e como estas podem reverter os riscos climáticos às contribuições da natureza para as pessoas (como água, alimentos, proteção contra desastres, recreação e conexões culturais) em seu grupo de pesquisa. Este trabalho vem sendo desenvolvido com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) através da bolsa de pesquisa Doutorado Nota 10 e financiamentos de Auxílio à Pesquisa (APQ1) no projeto “Água: Integrando biodiversidade à segurança hídrica do Estado do Rio de Janeiro”, além de parcerias com os institutos Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES) e Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede-Clima).

Sobre o trabalho: A natureza como solução para as enchentes no Rio de Janeiro

A solução para o problema das enchentes no Rio de Janeiro pode ser mais simples do que se pensava: as ‘Soluções baseadas na Natureza’ visam solucionar problemas da sociedade com base na proteção e recuperação de áreas naturais. Um estudo recente aponta que justamente estas soluções baseadas na regeneração da vegetação no Estado do Rio de Janeiro podem ser capazes de reduzir consideravelmente o risco de enchentes frente a um futuro incerto de mudanças climáticas.

As enchentes estão entre os maiores problemas ambientais no Estado do Rio de Janeiro. Apenas na capital, estima-se que mais de 450 mil pessoas vivem em áreas de risco de enchentes. Em 2011, enchentes na região Serrana do Estado deixaram mais de 35 mil moradores desabrigados e dezenas mortos, acumulando mais de R$4,8 bilhões em perdas econômicas.

De forma preocupante, o risco de enchentes no Estado está previsto para aumentar em um futuro de mudanças climáticas. As mudanças climáticas, além de aumento considerável na temperatura do planeta, vão aumentar a frequência e intensidade de eventos extremos de precipitação, causando um aumento nas enchentes.

No estudo, as pesquisadoras avaliaram o risco de enchentes considerando estes eventos extremos de precipitação caso nenhuma ação seja implementada. Surpreendente, os resultados mostram que o risco de enchentes não é proporcional a quantidade de aumento de chuva: um evento extremo máximo com intensidade da chuva 10 vezes maior que a média atual pode levar a aumentos de até 70 vezes no risco de enchentes em um futuro de mudanças climáticas. Isto ocorre porque a capacidade de rentenção da água no solo nestes eventos sofre uma queda de mais da metade, sendo incapaz de conter o imenso volume de chuvas.

Entretanto, o estudo revela que as Soluções baseadas na Natureza possuem enorme potencial para reduzir este risco. As pesquisadoras analisaram as vantagens de diferentes proporções de recuperação da vegetação e identificaram a que possuía melhor custo-benefício para o Estado. Seus resultados apontam que a recuperação apenas de áreas de regeneração natural com prioridade alta-média, onde a cobertura vegetal passaria a representar apenas 30% da área do Estado, há retenção de mais de 100 milhões de metros cúbicos de água.

E os benefícios não param por aí. Já se sabe que a natureza é capaz de prover inúmeros benefícios adicionais, além da prevenção de enchentes, que superam significativamente os custos da recuperação vegetal. As pesquisadoras contabilizaram benefícios financeiros de pagamentos por serviços ambientais para a recuperação destas áreas, e apenas incluindo alguns dos benefícios (a contabilização de sequestro de carbono, produção de madeira e frutos de palmeiras), os potenciais benefícios superam os custos de implementação e manutenção em mais de R$8 milhões por ano.

Estudos acerca do potencial das Soluções baseadas na Natureza são essenciais para promover um futuro que englobe melhoria social, econômica e natural, em prol da sustentabilidade. O estudo provê uma contribuição importantíssima, visto que estudos deste tipo ainda são escassos no Brasil, especialmente nos grandes centros urbanos, tema principal do seu grupo de pesquisa.