Notícias

PPGE no O Globo: a contribuição da natureza para a proteção costeira no Brasil

Publicada em 07.02.2023

Estudo desenvolvido por pesquisadores do PPGE-UFRJ ganha destaque no jornal do O Globo desta terça-feira. O estudo é liderado por Stella Manes e compõe sua tese de doutorado, concluida no PPGE-UFRJ em 2022. O estudo também conta com a participação de demais membros do PPGE: as doutorandas Danielle Gama-Maia e Stephanie Vaz, e os professores Mariana M. Vale e Rodrigo Tardin.

O estudo, que acaba de ser publicado na revista Ocean and Coastal Management, aborda o papel dos ambientes naturais na proteção costeira do litoral brasileiro.  O estudo mostra que a solução para o aumento do nível do mar pode estar na natureza, pois os ambientes naturais da costa do Brasil, como manguezais, restingas, florestas costeiras e recifes de corais, reduzem significativamente o risco de destruição litorânea por inundação e erosão costeira em decorrência do aumento do nível do mar. O estudo mostra que a perda dos ambientes naturais costeiros do país levaria a um aumento de 2,5 vezes o risco no litoral brasileiro. Os autores também apontam áreas prioritárias para a conservação no litoral brasileiro para aumentar a resiliência do país ao aumento do nível do mar.

A notícia foi veiculada no O Globo e pode ser lida na íntegra clicando aqui. Clique aqui para acessar a página do estudo na revista Ocean and Coastal Management, e aqui para acessar a página do estudo no Research Gate onde pode pedir acesso ao artigo para os autores.