Em estudo liderado pelo doutorando do PPGE, Carson Silveira, em conjunto com a Universidade de Granada (Espanha), identificou as zonas mais vulneráveis ao calor extremo em Granada (Espanha) e sua área metropolitana, considerando tanto aspectos ambientais quanto sociais.
O estudo destacou regiões prioritárias para ação, onde o risco climático se sobrepõe a altos níveis de vulnerabilidade social, e propõe estratégias baseadas em infraestrutura verde — como a conexão de pequenos espaços vegetados e o uso de espécies arbóreas que ajudam a reduzir o calor.
As pesquisas sobre o papel da vegetação urbana segue com projeto BIOCITREES, desenvolvido pela professora da Universidade de Granada e associada ao PPGE, Nuria Pistón, investiga o papel das árvores urbanas na mitigação de temperaturas extremas e filtragem de poluentes, com foco na construção de cidades mais sustentáveis e resilientes.
Acesse o artigo científico publicado na revista Landscape and Urban Planning aqui e leia a matéria completa no site da Universidade de Granada neste link.
- Vista da cidade de Granada, com a Alhambra à esquerda.
- Carson Silveira e Nuria Pistón coletando ramos de folhas em um dos pontos de coleta em Granada.
- Professor Refino Zamora e Nuria Pistón realizando medições de temperatura no Parque Garcia Lorca.