Carson Silveira, atual aluno de doutorado do PPGE e autor do trabalho, destaca a importância dos quintais e de outras pequenas áreas verdes para a regulação microclimática.
Usando o subúrbio do Rio de Janeiro como área de estudo, a pesquisa compara a importância de diferentes tipologias de infraestrutura verde urbana e demonstra que elas podem ajudar a diminuir a temperatura do bairro em até 1°C. O estudo chama atenção, em especial, para a cobertura arbórea dos quintais, que aparece como a tipologia mais eficaz na regulação microclimática. Além de ocupar uma área duas vezes maior que a das árvores em espaços públicos, a vegetação dos quintais tende a ser organizada de forma a proporcionar mais sombra — fator mais importante para redução da temperatura em uma cidade de clima tropical úmido, como o Rio de Janeiro. O artigo publicado na revista Sustainable Cities and Society pode ser acessado por este link.
Além disso, o trabalho de divulgação foi recentemente publicado no blog Ciência Fundamental, da Folha de São Paulo, mantido pelo Instituto Serrapilheira. O texto completo está disponível neste link.